9 vídeos de navios em tempestades que vão fazer você nunca mais querer entrar em um barco!!

por

  #navio, #altomar, #tsunami, #ondas, #impressionante


Um barco pesqueiro batalhando com o Atlântico na costa da Irlanda (Foto: Ministério da Defesa do Reino Unido/Flickr)

 

“Como os homens agem em um barco afundando? Eles seguram as mãos uns dos outros? Passam o whisky para o próximo? Choram?”

 

Em um esforço para responder a essa pergunta, o autor Sebastian Junger investigou o desaparecimento de Capitão Billy Tyne e sua tripulação de pescadores a bordo do Andrea Gail. Quando falava com outros marinheiros que sobreviveram à infame tempestade fora da costa de massachusetts em 1991, Junger percebeu os verdadeiros horrores do oceano.

 

“Uma onda de 20 metros tem uma face angular de mais de 30 metros. O estado do mar tinha atingido níveis que ninguém no barco, e poucas pessoas em terra, jamais viram” escreveu Junger em seu livro The Perfect Storm. Quando o navio atingido pela tempestade “finalmente chegou quase aos pedaços no porto, vários dias depois, um dos oficiais saiu para terra firme e jurou nunca mais pisar em outro barco novamente.”

 

 

Mesmo que você nunca vá zarpar pelos sete mares, porque não assistir alguns vídeos aterrorizantes, mas fascinantes, de navios em tempestades, sem sair da segurança e conforto da sua casa?

 

1.

Nesta filmagem angustiante, o navio Quebra-Gelo da Marinha Real Britânica HMS Endurance navega lentamente através do sul do oceano no caminho para a Antártida para pesquisas científicas. Não é nenhuma novidade que em 2008, em condições similares, o Endurance sofreu danos irreparáveis e foi destruído.

 

 

2.

M/S SC Nordic corta o mar instavelmente fora do porto de Vanylvsgapet na Noruega. Filmado de um navio de passageiros indo na outra direção, o SC Nordic está passando através das famosas águas tempestuosas da península Stad que divide o Mar Norueguês do Mar do Norte.

 

3.

Um NRE do Mar do Norte, ou Navio de Resgate de Emergência, luta com uma tempestade em seu caminho para entregar suprimentos muito necessários a uma plataforma de petróleo no Atlântico Norte. Este navio em particular tem como capitão o Youtuber Bigwavemaster1 que tem alguns seguidores por compactar suas longas viagens de meses pelo mar em clipes de 30 segundos.

 

4.

Aqui está o MV RTS Pioneer resistindo à águas extremamente fortes fora da costa das Philippinas no Pacífico. Para se ter uma idéia, este navio pesa mais de 70,000 toneladas quando totalmente carregado.

 

5.

Este vídeo vem de um navio da Guarda Costeira Japonesa. Tsunamis, apesar de grandes, são muito mais gentis quando encontradas em alto mar. Se houver aviso prévio, muitos navios preferem cortar a tsunami. É somente quando as ondas quebram na costa que elas ficam violentas.

 

 

6.

A Volvo Ocean Race é, sem dúvida alguma, a mais difícil corrida de barcos em mar aberto do mundo. Concluindo uma circuito de navegação global em 20 dias ou menos, os marinheiros disputam dia e noite em condições extremas. Diz-se que as condições são “quebra-barco” quando o vento excede 80 km/h.

 

7.

Vagalhões são tecnicamente definidos como ondas espontâneas cujo pico é mais de duas vezes maior que a “altura significante de onda” nas atuais condições de mar. O que isso realmente significa é que essas ondas são monstruosas e inesperadas. E podem ser perigosas. Neste vídeo, um navio cruzeiro é esmagado e os passageiros tomam um susto.

 

8.

A Royal National Lifeboat Institution (RNLI) é uma instituição de caridade que “salva vidas no mar”. Ela funciona de maneira semelhante à Guarda Costeira Norte Americana, embora seja uma organização totalmente voluntária com o propósito expresso de salvar vidas, ao invés de fazer cumprir a lei. Os botes salva-vidas e tripulações da RNLI são famosos por sua navegabilidade. Neste vídeo, um barco salva-vidas entrega suprimentos indispensáveis na remota e tempestuosa ilha escocesa de Arran.

 

9.

Uma das partes mais perigosas do Oceano é o Atlântico Norte, particularmente no trecho entre Inglaterra e Islândia. Neste vídeo, um navio cargueiro lida com ondas de altura superior à 20 metros da superfície do oceano.